Sistema Endócrino



O sistema endócrino consiste em um conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.

Agindo em conjunto com o Hipotálamo, parte integrante do cérebro, responsável pelo controle de toda atividade visceral, os hormônios atuam permitindo a manutenção da constância do meio interno ( HOMEOSTASIA).

Deste modo, os hormônios atuam como mensageiros, atuando em células específicas responsáveis por funções ligadas diretamente ao controle das funções corporais. Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem são o próprio hipotálamo, hipófise, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, o pâncreas e as gônadas ( ovários e testículos).
HIPÓFISE (PITUITÁRIA)
Esta glândula tem aproximadamente o tamanho de uma ervilha, estando situada na sela turca ou fossa hipofisária sobre o corpo do osso esfenóide.Encontra-se diretamente ligada ao Hipotálamo pela haste hipofisária. Apresenta 2 lobos, um Anterior, a verdadeira parte glandular, conhecida como ADENOHIPÓFISE. O outro lobo, o posterior, conhecido como NEUROHIPÓFISE, não possui epitélio secretor, funcionando apenas como reservatório para armazenar os hormônios ADH e OCITOCINA

Nenhum comentário: