Uma doença que já matou mais que a dengue no Ceará e pode ser confundida com outras enfermidades, preocupa os médicos: o calazar. Um mosquito transmite a doença ao homem após picar um cão infectado. O calazar pode levar à morte.
Primeiro vem o desanimo, a perda de peso, depois, a suspeita de poder está com a doença mais grave.
É a leishmaniose viceral, ou calazar. Os cachorros são os principais hospedeiros da doença que é transmitida através de um mosquito, o Flebótomo. Os cães doentes apresentam emagrecimento, queda do pelo, crescimento exagerado das unhas, fraqueza. E não existe cura nos animais. Eles precisam ser sacrificados. Nos humanos, a doença muitas vezes pode ser confundida com outras.
A doença é perigosa, principalmente, quando atinge crianças e idosos. E pode levar à morte se não for diagnosticada logo. Nos últimos anos, o calazar matou mais do que a dengue no Ceará. Foram 173 mortes desde 1986.
Só este ano, no Hospital São José, foram notificados 161 casos suspeitos de calazar. Em todo o ano passado, foram mais de 200. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores as chances de cura.
Desde 1986, 118 pessoas morreram de dengue no Ceará contra as 173 vítimas do calazar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário