Goniômetro


No seu dia a dia o fisioterapeuta tem a necessidade de avaliar constantemente o estado atual geral do seu paciente, para tal ele se utiliza de uma série de avaliações padronizadas, que trarão um registro das condições do indivíduo e da evolução da terapêutica utilizada. Entre esses métodos um que vem cada vez sendo mais utilizado é a goniometria.

Goniometria é a medição da movimentação articular. Ela constitui um passo essencial na avaliação da função do paciente com incapacidade muscular, neurológica ou esquelética. Para medir a amplitude de movimento das articulações usamos o goniômetro. O goniômetro mais utilizado é o goniômetro universal, que consiste de um círculo completo (360o) ou meio círculo (180o), com dois braços (um móvel e outro fixo), podendo ser de plástico ou metal.

Amplitude de movimento ativo: testa basicamente a integridade do músculo ou músculos usados na ação e do suprimento nervoso ligado ao músculo. A crepitação deve ser observada pois indica uma aspereza ou rugosidade das superfícies articulares ou atrito aumentado entre um tendão e sua bainha.

Teste muscular (amplitude de movimento resistido) Os testes são graduados em uma escala de 5 à 0:



Nenhum comentário: