AL homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais


A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (13/10) à noite, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. O segundo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Caminha (PHS), que propôs a solenidade, ressaltou a importância das profissões e destacou: “este é um momento de comemorar a valorização da profissão e seu reconhecimento pela população”.

Caminha lembrou que as duas profissões foram regulamentadas no Brasil no dia 13 de outubro de 1969. “Na verdade, esses profissionais estão presentes no País desde o final da Segunda Guerra Mundial, mas mesmo após a regulamentação foram vítimas de preconceito, até mesmo por profissionais de saúde, e levaram muito tempo para ser reconhecidos” afirmou o deputado, que destacou ainda a luta para inserir esses profissionais em equipes do Programa de Saúde da Família.

O parlamentar enfatizou que “é preciso entender as diferenças das duas áreas”. Segundo ele, cabe ao terapeuta ocupacional a ação preventiva, função de educador, especialmente na área do trabalho. O fisioterapeuta lida com a questão motora, a recuperação de movimentos perdidos em acidentes, doenças ou pelo sedentarismo.

Durante a solenidade, houve uma apresentação do Coral Voz da Mente, formado por funcionários do Hospital de Messejana. Houve ainda a entrega de placas comemorativas alusivas à dada. Foram condecorados os fisioterapeutas Flávio Torres e Paulo Rubens; a terapeuta ocupacional Ana Lívia Cartaxo; a vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região - Ceará e Piauí (Crefito), Luzianne Feijó Alexandre Paiva e o presidente da entidade Ricardo Lofit Araújo.

Também participaram da solenidade, o chefe de Fisioterapia do Departamento Médico da Assembleia, Luis Alves de Abreu; a diretora da Associação Cearense de Terapia Ocupacional, Ana Carolina Peixoto, a presidente do Sindicado dos Terapeuas Ocupacionais do Ceará, Francineide Pinheiro, o delegado da Associação Mundial de fisioterapia, José Naum Mesquita Chagas e diversos outros profissionais.



Nenhum comentário: