
As dores na coluna vertebral acometem a maioria das pessoas em algum momento de sua vida, representando um alto custo social e financeiro para a sociedade. De seu lado, o indivíduo acometido sofre com a incerteza do diagnóstico e do tratamento, além das perdas profissionais e de qualidade de vida.
As doenças da coluna vertebral constituem uma das maiores causas de consultas médicas e de afastamento definitivo do trabalho no mundo, merecendo o assunto interesse de médicos e autoridades.
Na maioria dos pacientes, ainda hoje encontra-se muita dificuldade em localizar as causas da dor. A falta de correlação clínicoradiológica, tanto vista em exames normais em pacientes sintomáticos quanto em exames com alterações em pacientes assintomáticos, traz grande incerteza diagnóstica.
Os exames de imagem somente têm valor para confirmar ou afastar suspeitas clínicas bem fundamentadas em anamnese e exame físico do paciente. O tratamento do paciente envolve, além do tratamento específico da doença de base, quando for o caso, educação ao paciente para melhorar a auto-eficácia, medicamentos, fisioterapia, exercícios físicos e, para alguns pacientes, cirurgia.
Este livro resume as situações mais freqüentes com que se deparam os profissionais da saúde no dia a dia, ao cuidarem de doentes com problemas na coluna vertebral. Pode ser útil, sobretudo para o não especialista, na compreensão e orientação dos casos mais comuns.

Nenhum comentário:
Postar um comentário