A revista Pediatria (São Paulo) é um órgão oficial do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi lançada em 1979 e pertencia inicialmente ao Centro de Estudos Professor Pedro de Alcantara.
A revista é aberta a contribuições científicas nacionais e internacionais que possam ampliar o conhecimento médico em geral e o pediátrico em especial. Contempla também as áreas auxiliares: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
O periódico possui um Conselho Editorial composto por professores de universidades de todo o país e de outras nações, latino-americanas, européias e americanas. O periódico tem seções destinadas a artigos originais, que inclui subseções - Ensino Médico, Pesquisa Clínica, Investigação Científica e Artigos Especiais e outras categorias de artigos tais como: Revisões e Ensaios, Relato de Casos, Comunicações Breves,e Cartas ao Editor.
É uma publicação trimestral, que se mantém há 27 anos, com tiragem de 10 mil exemplares por número e distribuição para todo o Brasil. Os exemplares são enviados principalmente para as bibliotecas das Faculdades de Medicina do País e de Hospitais que mantém programas de residência médica, além de médicos pediatras atuantes na comunidade.
A remessa dos exemplares que procura atingir a maior parte desses segmentos está a cargo da Nestlé Nutrição. Atualmente, a revista conta ainda com o apoio do Centro de Estudos Professor Pedro de Alcantara, da Fundação Criança e do Instituto da Criança do HCFMUSP.
A edição eletrônica possibilita o acesso de toda a coleção pelo usuário, gratuitamente. Atualmente, a Pediatria (São Paulo) é indexada na Base de Dados LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário