A produção científica do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, evidencia o hospital como escola, referência até em outros estados. Estudos e pesquisas norteiam os 13 trabalhos desenvolvidos na unidade, que estão publicados na revista científica do HGCC, que será lançada nesta sexta-feira, 3, durante a sessão da clínica cirúrgica, às 8 horas, no auditório do bloco 700 do César Cals, que fica na Avenida do Imperador, 545.
De acordo com Valdy Ferreira Menezes, diretor geral do César Cals, a revista do hospital é
uma ferramenta de grande importância para a publicização da produção científica. “Como hospital de ensino e pesquisa divulgamos os trabalhos, desenvolvidos pelos diversos profissionais das mais variadas áreas”, ressalta Valdy Mezenes.
São vários os temas abordados na revista, como ações e controle da sífilis, trabalho premiado em nível nacional, e a caracterização dos casos de abuso sexual em mulheres que foram atendidas na emergência obstétrica. Além dos trabalhos de caráter clínico, a revista traz artigos voltados para a gestão nas organizações de saúde e o ensino e aprendizagem em um hospital escola.
Segundo Janedson Baima Bezerra, presidente do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP do HGCC, a revista “é a consolidação da divulgação científica dos diversos seguimentos de saúde do hospital César Cals”.
Dessa forma, com mais de 80 páginas, o Hospital César Cals confirma seu legado como hospital de ensino ao contribuir com o desenvolvimento da produção científica nacional. É o que destaca Antônio Eliezer Arrais Mota Filho, diretor clínico do HGCC, no editorial: “a revista tem como missão primordial fomentar o raciocínio clínico investigativo e a pesquisa como ferramentas que promovem a melhoria dos cuidados à saúde”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário