Livro sobre esquistossomose pode ser acessado gratuitamente na internet


Segunda doença parasitária mais devastadora do ponto de vista socioeconômico, atrás apenas da malária, a esquistossomose acaba de ganhar uma importante contribuição com a publicação online de um livro de referência aberto para acesso gratuito. A obra Schistosomiasis reuniu pesquisadores da Fiocruz, dentre eles doInstituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e de outras importantes instituições de ensino e pesquisa do mundo.

Leia a publicação Online

Organizado por Mohammad Bagher Rokni, do Departamento de Parasitologia Médica e Micologia, da Universidade de Ciências Médicas do Irã, o livro é dividido em seis partes, que vão desde o diagnóstico até aspectos da malacologia, passando por temas como o tratamento, controle, manifestações clínicas e epidemiologia da doença. Indicado para estudantes, pesquisadores ou até mesmo aquele que busca apenas mais informação e conhecimento, a publicação traz informações atualizadas sobre o agravo.

A esquistossomose é uma doença crônica causada por parasitas do gênero Schistosoma. O agravo está entre as doenças negligenciadas catalogadas pelo Plano Global para Combater Doenças Tropicais Negligenciadas (2008-2015) e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a segunda doença parasitária mais devastadora socioeconomicamente, atrás apenas da malária. De acordo com a OMS, a esquistossomose afeta pelo menos 200 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de 700 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas e mais de 200 mil mortes são reportadas anualmente.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário: